Os transtornos do comportamento: onde está o rolo?
De que maneira compreender os transtornos do comportamento, os desvarios e os desesperos das crianças e dos adolescentes? Antes de medicalizar, judicializar, avaliar os problemas e suas conseqüências, não deveriamos questionar nossa posição de adulto educador?
Jean-Marie Forget sustenta neste livro que os pais e os profissionals que estão próximos das crianças e dos adolescentes (professores, educadores, coordenadores de atividades, etc.) podem exercer uma prevenção eficaz e atenta. Com efeito, antes que as manifestações de sofrimento destes jovens sejam expostas na cena pública e acabem por conduzir a situações extremas, elas se expressam de maneira discreta nas familias e nos laços que essas crianças e esses adolescentes mantêm com os adultos que lhe são próximos. De que maneira localizá-las a tempo? Como responder a Isso de uma forma apropriada? O autor nos entrega neste livro algumas chaves para compreender os mecanismos que conduzem a colocações em ato. Ele engaja os pais e os profissionais - pois, diz nosso autor, é um problema de todos a exercer uma vigilância.
Jean-Marie Forget, psicanalista e psiquiatra. trabalhou durante vários anos no setor de adolescência da Association de Santé Mentale do 13º distrito de Paris.