Retorno a Schreber

Como é possível que a promoção a um cargo de extrema importância possa representar a gota d'água para o desencadeamento de um surto paranóico? Como alguém pode ser derrotado pelo sucesso?

Eis o destino de Daniel Paul Schreber (1842-1911), eminente magistrado e Presidente da Corte de Apelação de Dresden. O que faz com este juiz se vista de mulher e se entregue ao delírio de ser possuido por Deus e assim cumprir a missão salvadora de gerar uma nova raça? Que vínculo genealógico haveria entre o célebre sistema pedagógico do pai e a loucura do filho?

Sua paranóia, seu delírio e suas internações constituem o objeto deste seminário de Charles Melman, que nos leva, através de fragmentos das Memórias de Schreber, aos intersticios de seu pensamento e de sua patologia.

O autor nos desafia a elucidar o que é que Schreber pode nos ensinar a respeito dos contornos da estrutura particular e social da paranóla, visto que nosso destino parece, cada vez mais, ser efetivamente schreberiano. Enfim, como é que alguém pode se tornar paranóico?

Mario Fleig