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III Jornadada do Serviço de Atendimento Psicanalítico: As psicoses e a Educação
Informações e inscrições:
WhatsApp: (51) 99221-2557 eepsicanaliticos@gmail.com Profissionais:R$ 220,00 Estudantes:R$ 70,00 Membros e proponentes:R$ 180,00 Modalidade: Híbrida com um ponto de conexão em cada localidade.
17/11/23 – sexta feira - Sarau Psicanalítico. 19h – Abertura – Conceição de Fátima Beltrão Fleig, pela coordenação do Serviço de Atendimento Psicanalítico da Escola de Estudos Psicanalíticos.
Conferências de Abertura: 19h15min - “O que podemos aprender com os sujeitos psicóticos?”
– Mario Fleig (Escola de Estudos Psicanalíticos).
Intervalo: 5 min para café.
Argumento III Jornada do Serviço de atendimento psicanalítico
As psicoses e a educação
17 e 18 de novembro de 2023
Fruto do exercício clínico partilhado, discutido, pensado em equipe e elaborado com os profissionais das instituições que acolhem nosso trabalho, propomos, nesta jornada, o exame da práxis psicanalítica com pacientes psicóticos, justamente uma prática que confronta o limite paradigmático de suas regras fundamentais.
As particularidades da clínica com a psicose, junto a seus fundamentos teóricos, são retomadas neste Serviço, que visa estabelecer na Escola de Estudos Psicanalíticos um espaço de formação específica, fundamental a todo psicanalista, admitindo a relação particular do sujeito psicótico com a linguagem.
O trabalho com as psicoses atravessa todos os projetos do Serviço, desde a clínica com bebês e crianças pequenas, crianças em idade escolar, adolescentes, adultos e, inclusive, o campo da violência doméstica contemporânea. A prática nos leva à elucidação das diferenças entre delírios lineares, isto é, as paranoias, a melancolia e a mania, dos delírios esquizofrênicos que se apresentam de forma concêntrica. Ainda, o automatismo mental, levando também em conta os fenômenos elementares.
Na Psicanálise com adolescentes e adultos em consultório comparecem vários graus de delírio, sendo frequente encontrar psicoses de baixa intensidade e contradelírios. Cabe ainda mencionar, no Projeto Letra, os casos de crianças em idade escolar, os sofrimentos nas aprendizagens com a entrada nos processos de linguagem oral nacional e na escrita, as chamadas psicoses infantis não definidas e sua discussão diagnóstica. O Projeto Intervenções Psicanalíticas com bebês e crianças pequenas em sofrimento psíquico, realizado em escolas de educação infantil, traz a proposta de uma intervenção a tempo, tomando-se inicialmente o fato da relação existente entre a aquisição da leitura e escrita e o lugar que a criança ocupa no fantasma parental.
No processo educativo, ocorre a transmissão de uma escritura, ou seja, de uma filiação simbólica que se efetiva pela inscrição de um significante que designará esse sujeito.
Diante deste fio vermelho, que percorre toda a práxis em nosso Serviço de Atendimento Psicanalítico, considerou-se pertinente construir o espaço do Projeto Clínica das Psicoses, para adentrar neste vasto campo. Nasce, desta forma, o trabalho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, que tem como especificidade o acolhimento de sujeitos em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade social. Na referida instituição, se destaca elevada incidência desta estruturação das psicoses e ocorrência dos concomitantes fenômenos elementares. Tal clínica levou-nos a indagar sobre os efeitos da educação e dos atos pedagógicos também nos primeiros anos e nos demais processos escolares ao nos deparamos com uma contradição inerente aos próprios dispositivos que constroem o processo civilizatório.
Tendo em vista que nossa cultura ocidental se dirige a um sujeito dividido e que a humanização, para além da socialização, se dá pela singularidade do processo de fala, propomos, nesta Jornada, uma discussão em torno dos impasses encontrados quando se está diante de estruturas psíquicas que resistem aos dispositivos necessariamente coercitivos para o ingresso na linguagem.
Os processos educacionais e a operação pedagógica constituem o campo privilegiado que buscamos para dar conta de nossas indagações, com vias a construção e contribuição, de forma teórica e prática, para uma possível clínica psicanalítica que atenda desde bebês até adultos nessas dificuldades específicas.
Eis o fio vermelho, o fio que identifica nossa cordagem.
20h 30min - “A dimensão clinica do dispositivo apresentação de pacientes” – Helena Bandeira de Melo Rio Branco Universidad Nacional de Rosario, UNR, Santa Fe – Argentina.
Debatedores: Luiz Octávio Staudt (Clínica da UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Marta Regina de Leão D’agord ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
18/11/23 sábado
Abertura: 9h às 10h 30min – EPA! SAIA SIR : A constituição de uma clínica - Projeto Clínica das Psicoses
Coordenação: Maria Cristina Fogaça - Membro
Trabalhos: 9h 10min - Adriana Rossetto Dallanora - Membro clínico 9h 20min - Alderi Fatima Tomazini - Membro clínico 9h 30min - Renato Leite Gonçalves - Membro 9h 40min - Ricardo Bertazzo Ghilardi - Membro 9h 50min - Discussão: Mario Fleig - Membro clínico
Intervalo de 15min.
10h45min às 12h 30min – Impasses, impressões e interrogações a respeito das psicoses no tratamento psicanalítico em consultório - Projeto do Serviço de Atendimento Psicanalítico Adolescentes e Adultos em Consultório. Coordenação: Beatriz Dias Malo - Membro Trabalhos: 10h 45min - Francine Longhi - Membro 10h 55min - Maria Virgínia Eggers - Membro 11h 05 min - Nara Lúcia Girotto - Membro Clínico 11h 15 min - Ricardo Casanova - Membro 11h 25min - Debatedora: Conceição de Fátima Beltrão Fleig - Membro Clínico
12h30min – 13h 45min – Intervalo para almoço.
13h 45min às 15h 15min – A clínica psicanalítica com crianças e adolescentes em instituições públicas – Projeto Letra Coordenação: Mônica Parreiras – Membro Clínico
Trabalhos: 13h 45min - Alexandre Uarth Christoff - Proponente 13h 55min - Maria Nestrovsky Folberg - Membro 14h 05min - Renato Leite Gonçalves - Membro 14h 15min – Debatedora: Nair Macena de Oliveira - Membro Clínico
15h 30min às 17h – O diagnóstico: um imperativo contemporâneo? Projeto Intervenções Psicanalíticas com bebês e crianças pequenas em sofrimento psíquico. Coordenação: Elenice Cazanatto - Membro clínico.
Trabalhos: 15h30m - Carine Antunes da Silva - Proponente. 15h45m- Emilly dos Santos Gomes - Proponente
16h - Debatedoras: Ariela Siqueira Dal Piaz - Membro clínico. Margareth Kuhn Martta - Membro clínico. Maria do Carmo Mattana - Neuropediatra-colaboradora do projeto.
17h – Encerramento com representantes de cada projeto