Lacan causou surpresa ao anunciar seu Seminário sobre o tema da angústia e podemos apreender que indiretamente dava uma resposta àqueles que o criticavam por desconsiderar os afetos. Certamente foi um momento e contexto cruciais em sua trajetória, como ficou demonstrado pela “excomunhão” que lhe impuseram um pouco depois. A angústia freudiana é o que mais afeta o sujeito, é o afeto maior que atinge tanto o analisante quanto o analista. Deste modo, ele retoma toda a problemática freudiana da angústia e postula que “a angústia não é sem objeto”, ao passo que o medo seria sem objeto. Apresenta-nos os enlaces e os desenlaces entre a angústia, o desejo e o gozo, destacando a primazia do Outro no advento do sujeito desejante e do objeto causa de desejo, o obscuro objeto a. A angústia que importa ao psicanalista não se afasta daquela nomeada por Freud: a angústia de castração. Em torno dela giram todas as interrogações, no eixo sexualidade e morte. Que inovações e consequências advêm disso para a clínica psicanalítica hodierna? Como conceber, a partir da especificação de sua noção de objeto a, a relação entre o significante, veiculado na fala, e o corpo. Estas e outras questões animam nossa Jornada.
Comissão Organizadora e Científica da Jornada
Mario Fleig Sonia Maria Perozzo Noll Nair Macena de Oliveira Izabel Joana Dal Pont Maria Cristina Hein Fogaça Matha Wankler Hoppe
Programa
9h - Abertura com apresentação de Jean-Marie Forget por Mario Fleig, presidente da EEP
9h10 - A angústia em todas suas costuras - Jean-Marie Forget
10h50 - Intervalo
11h - A angústia e a vida pulsional (Freud, 1932a) - Nair Macena de Oliveira
11h20 - E da angústia, o que dizer? ... momento de concluir - Helena Rizzon Mariani
11h40 - Discussão
Coordenação: Návia Pattussi
12h20 - Intervalo para almoço
14h - Pequenas partículas na subjetividade - Anabel Gedoz Tieppo
14h20 - A inibição do olhar e a anulação escópica da castração - Martha Wankler Hoppe
14h40 - Do anal ao ideal no ato de ceder - Sônia Perozzo Noll
15h - Discussão
16h - Intervalo
16h15 - Os destinos da angústia na neurose obsessiva - Mario Fleig
Coordenação: Maria Cristina Hein Fogaça
17h30 - Encerramento
Convidado
Jean-Marie Forget, psiquiatra, psicanalista, analista membro da Association Lacanienne Internationale, membro da EPEP (École de Psychanalyse de l’enfant de Paris), codiretor da coleção Psychanalyse et clinique da Editora Érès, como autor na editora Érès: Le bonheur des enfants sur ordonnance? (2019); La transmission maternelle, à quelles conditions? (2018); Les écrans de nos enfants; (Com participação de Conceição Beltrão Fleig, Francoise Bernard, Sandrine Calmettes, Laurent Carceles (2017); Les psychoses chez l'enfant et l'adolescent (2016); Vivre le multilinguisme (2015); L'enfant insupportable (2014); Quelle autorité pour nos enfants? (2014); Y a-t-il encore une différence sexuée? (2014); Les phobies chez l'enfant: impasse ou passage? (2013); L'adolescent face à ses actes... et aux autres (2013); Les enjeux des pulsions (2011); Le corps, porte-parole de l'enfant et de l'adolescent (2011); L'enfant et les apprentissages malmenés (2010); Les troubles du comportement: où est l'embrouille? (2010); Actualités de la psychanalyse chez l'enfant et chez l'adolescent (2016). Os transtornos do comportamento; onde está o rolo? Porto Alegre, CMC, 2011; Acting-out do adolescente, sinthoma e ‘savoir-faire’, Scriptura, n. 5, p.27-31, 2009.